sábado, 30 de novembro de 2013

Tablatura

Há um tempo atrás, fiz um post sobre o que é tablatura. Me pediram pelo google+ para fazer tablaturas de músicas sertanejas, irei fazer, mas esta ainda não é minha prioridade, pois estarei me focando primeiro em rifs simples para depois avançarmos para músicas.
Diferentemente da partitura, que indicas as notas que devem ser tocadas, o andamento da música, duração da nota, etc, a tablatura ensina onde tocar as notas de uma maneira bem simples. Ou seja, a tablatura serve mais para o músico iniciante, então quando formos para músicas, provavelmente ensinarei em partituras.

e  --3----0----0-----2----
B --3----1----0-----3----
G --0----0----0-----2----
D --0----2----2-----0----
A--2----3----2-----------
E --3----------0----------

Aqui vemos uma sequencia de G C Em D, imaginem que os números estão exatamente um em cima do outro, estou com dificuldades para alinhar, se os números estiverem um acima do outro, as cordas devem ser tocadas simultaneamente (ao mesmo tempo). O 'e' representa a primeira corda de baixo para cima(mizinha), e o 'E' representa a sexta corda de baixo para cima (mizão).

e------------3---3------------------------2----2-------
B----------3-------3-------------------3---------3-----
G--------0-----------0--------------2--------------2---
D------0---------------0---------0-------------------0-
A----2-------------------2------------------------------
E--3------------------------3---------------------------

Já neste caso vemos G D, mas diferente do primeiro exemplo, as cordas agora devem ser tocadas separadamente (uma depois da outra com um período de silêncio entre elas).
Espero que este post tenha ajudado a entender melhor a tablatura, se quiserem já tentar alguma música, recomendo que peçam uma à seu professor.
Até semana que vem.